quarta-feira, 24 de março de 2010

Texto e atividades de Português

1) Leia:


   Onçalina acordou com sede. Pudera! Havia tido um sonho horrível durante a noite, mas não conseguia se lembrar de nada.
  Foi até a lagoa beber água... só que quando viu sua imagem refletida, deu um miado assustado!
  - Quem pegou minhas pintas? Sumiram todas!
  Onçalina deitou e começou a miar bem alto, de raiva.
  - Oh, dor! Que infelicidade! Nunca mais vou ser a mesma... Ninguém vai ter medo de onça sem pinta, pensava a caminho da árvore da coruja.
  Acordou a doutora com um miado meio fraco:
  - Me ajude, coruja. Posso estar muito doente. Deitei pintada e acordei despintada!
  - Hum... parece um caso de despintite. Tenho um remédio bom para isso.
  Deu à onça umas folhas bravas do mato, pintadas de preto e falou:
  - Coma essas folhas, dê cinco pulos, dois espirros e um miado.
  Onçalina comeu as folhas, deu os pulos, espirrou miautchim, miautchim, mas...
  - Nada, doutora! - suspirou chateada. Nem uma pintinha.
  - É pena, mas não posso fazer mais nada - consolou a doutora coruja.
   Estava cansada e desanimada. Deitou debaixo de uma árvore e resolveu dormir ali mesmo. Era uma vez uma onça pintada, resmungou.
  Quando acordou, levou um susto! No seu corpo pelado havia pintas de todo jeito, de todo lado.
  Os bichos estavam todos ali olhando para ela.
  - Resolvemos ajudar você. Cada um dos bichos colocou em você um pouco de suas pintas. Agora você está pintada de novo.
  Onçalina nem sabia como agradecer.
  - Vou dar uma festona para todo mundo, porque agora somos parentes... temos pintas em comum!

Telma Guimarães Andrade

Responda:

a. Quem é o personagem principal da história?

b. Por que Onçalina deu um miado assustado quando foi beber água?

c. Em que lugar acontece a história?

d. Quem Onçalina procurou para ajudá-la?

e. Como os bichos conseguiram ajudar Onçalina?

2. Complete as palavras com as letras g ou j:

ti ___ elinha su ___ eira contagi ___ oso

___ elo laran ___ eira di ___ estivo

al ___ emado colé ___ io lo ___ a re ___ eição

3. Leia e reescreva o texto, corrigindo as palavras erradas:

   No encontro de conhecidos cientistas que acomteceu na nosa cidade, o último a falar foi o Dr. Klim. Todos ficaram surpresos quando ele contou que descobriu um grande esqueleto de dinosauro, de mais de mil anos, enterado perto das momtanhas Kwin.
   Esa descoberta fes com que muitos curiosos fossem visitar as montanhas, porque queriam ver os restos do dinossauro.

4. Passe as palavras abaixo para o feminino:

a) Boi
b) Aluno
c) Traidor
d) Professor
e) Engraçado
f) Irmão
g) Leão
h) Doutor
i) Cão
j) Ator

5. Passe as palavras do singular para o plural:

a) feliz
b) coração
c) voz
d) alemão
e) azul
f) macaco

6. Dê o feminino ou o masculino de:

a. Francês:
b. Chinês:
c. Princesa:
d. Inglês:

7. Circule e escreva os adjetivos das frases abaixo:

a. Carol era muito criativa em suas atividades.
b. Aquele cachorro esperto brinca com todos.
c. As rosas do jardim são delicadas e perfumadas.
d. Paulo tem uma personalidade imprevisível e generosa.

5 comentários:

  1. parabéns, a educaçao brasileira precisa de professores iguais a você.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu blog!!
    Também sou profe e adorei as atividades!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!
    Eu sou professora do 2 ano fundamental I.
    PARABÉNSpelo blog...
    abraços...
    Eliene Siqueira
    Novo Oriente-CE

    ResponderExcluir
  4. Olá, muito bom seus textos.....amei

    ResponderExcluir
  5. Oi Jeanne!
    Estava procurando um texto sobre a solidariedade.Adorei o que encontrei em teu blog. Parabéns pelo teu comprometimento com a educação!

    ResponderExcluir

**Oi, que bom que você me visitou,
agora deixe uma mensagem.**

Jogo para treinar multiplicação.

Jogo do Fantasminha Multiplicação (6) Esta atividade objetiva  fixar a tabuada do seis , mas pode ser adaptada para qualquer tabuada, ...