terça-feira, 6 de abril de 2010

Monteiro Lobato

18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil
MONTEIRO LOBATO
Um País se Faz com Homens e livros!
Monteiro Lobato


José Bento Monteiro Lobato Nasceu em 18 de abril de 1882 em Taubaté, no Vale do Paraíba. Estreou No mundo das Letras Pequenos contos com Para os Jornais estudantis dos Colégios Kennedy e Paulista.

Nenhum curso de Direito da Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo, dividiu-se entre SUAS Principais paixões: escrever e desenhar. Colaborou em publicações dos alunos, hum vencendo concurso literário, promovido em 1904 Pelo Centro Acadêmico XI de Agosto.
Morou república nd do Minarete, liderou o grupo de Colegas Que formou o Cenáculo e mandou hum n ARTIGOS jornalzinho de Pindamonhangaba, Que Tinha Título Como o Mesmo Nome daquela MORADIA de Estudantes.
Nessa fase de SUA Formação, Lobato Realizou como leituras básicas e Entrou em Contato com a obra do filósofo alemão Nietzsche, Cujo pensamento o guiaria Vida afora.
Viveu tempo UM Como fazendeiro, editor foi de Sucesso, Mas foi Como escritor infantil Que Lobato despertou Para o Mundo em 1917.
Escreveu, Nesse período, SUA Primeira história infantil, "A menina do Narizinho Arrebitado". Com capa e desenhos de Voltolino, Famoso ilustrador da época, o livrinho, lançado nenhum natal de 1920, fez o Maior Sucesso. Outros nasceram Episódios Dali, tendão semper Como Personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e, claro é, Emília, uma boneca Mais esperta do planeta.

Insatisfeito com a Traduções de Livros Europeus parágrafo Crianças, aventuras com figuras brasileiras Criou elemento Bem, recuperando costumes da roça e Lendas do folclore nacional. E mais fez: misturou Todos eles com Elementos da literatura universal, da Mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.
N º do Sítio Picapau Amarelo, Peter Pan brinca com o Gato Félix, enquanto o Saci Ensina tricks uma Chapeuzinho Vermelho No País das Maravilhas de Alice. Mas Monteiro Lobato Também fez transmitir Questão de Conhecimento e Idéias em Livros Que Falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro literatura paradidática nd - Em que se Aprende Aquela brincando.
Monteiro Lobato Foi EAo-se 66 anos de idade, deixando imensa obra Uma par Crianças, jovens e adultos EO exemplo Passou Quem Existência de um soluço uma marca do inconformismo.

3 comentários:

  1. Que bom que você existe, para contribuir com a educação de todo brasil. Muito obrigada por você existir.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jeanne, passei por aqui e amei seu blog. A Bíblia diz, que devemos buscar o conhecimento e nos empenhar-mos em alcança-lo. Parabéns pela sua importante contribuição criando este espaço recheado de coisas muito boas. Amei a matéria sobre Monteiro Lobato...Tudo aqui está perfeito!!! Beijos no coração. Say

    ResponderExcluir
  3. Oi Jeanne, sou estudante de Letras e assim como você, sou apaixonada pela profissão de professora. Não quero mudar o sistema de educação no Brasil, mas espero contribuir para que ele melhore. Passei pelo seu blog porque estava procurando informações sobre Monteiro Lobato. E graças a você, encontrei ótimos subsidios para concluir um trabalho de Literatura Infantil, agregando assim novos conceitos e informaçoes sobre a vida e obras de um dos autores mais consagrados da Literatura Brasileira..parabens pelo seu blog.

    ResponderExcluir

**Oi, que bom que você me visitou,
agora deixe uma mensagem.**

Jogo para treinar multiplicação.

Jogo do Fantasminha Multiplicação (6) Esta atividade objetiva  fixar a tabuada do seis , mas pode ser adaptada para qualquer tabuada, ...