quarta-feira, 9 de março de 2016

Informátic@ para os pequenos
Saiba como fazer uso da tecnologia a favor do aprendizado dos pequenos
Muitas escolas trabalham a informática com seus alunos desde cedo, a contar do maternal. Embora possa parecer apressado, esse contato com o universo digital, se bem planejado, pode oferecer muitos benefícios do ponto de vista pedagógico. "A tecnologia no ensino infantil pode ser de uso diário e, sem dúvidas, agrega conhecimento", afirma Maria Cristina Fernandes, coordenadora de tecnologia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I do Colégio Rio Branco, em São Paulo. Quando utilizada como ferramenta para o processo de aprendizagem, a informática possibilita aulas mais dinâmicas e motivadoras, que envolvem os alunos para novas descobertas, uma vez que gera curiosidade e socialização.
No entanto, vale lembrar que não se pode deixar os pequenos conectados à maquina o dia todo. Trata-se, isso sim, de um recurso extra, para lhes proporcionar diversão e novidade, mas que jamais substitui outros materiais didáticos, como lápis de cor, giz de cera, pincel, guache etc. "A informática não pode ser um fim total; não queremos a criança presa à tela, apenas usar essa ferramenta nas atividades", pontua Rosana Ziemniak, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Magister, unidade Júnior, também na capital paulista. Veja a seguir outras orientações.
Em sala de aula
Uma aula de informática deve procurar resgatar o conteúdo que está sendo trabalhado no dia a dia. "Com crianças de 6 anos, por exemplo, já trabalhamos a revisão de texto no editor, lidamos com gráficos, criamos histórias e desenvolvemos a escrita. A pesquisa também fica mais fácil. Na aula, eles já podem buscar novas informações, seja para verificar um mapa ou descobrir sobre um animal", conta Maria Cristina. Todo o conteúdo pedagógico é trabalhado por meio de jogos, brincadeiras e situações-problema. "Os exercícios trazem situações de vivência. São brincadeiras para que a criança chegue mais próximo ao assertivo, como jogo da memória, palavras cruzadas, formação de frases, entre muitas outras", enumera Rosana. É bom salientar que as atividades no computador não substituem outros recursos essenciais na alfabetização, como a leitura de livros e a prática da escrita.
Universo digital
A informática é uma aliada ao ensino desde que utilizada de maneira correta. Para isso, as escolas contam com softwares específicos que colaboram com o aprendizado. "Como as crianças já nascem estimuladas ao uso da tecnologia, percebemos a necessidade de usar softwares em que elas são autores e protagonistas. Então, lançamos mão de programas em que elas possam escrever, desenhar, gravar, filmar etc.", conta Maria Cristina. Eles são desenvolvidos especialmente com o intuito de ser uma ferramenta de ensino e, por serem coloridos, musicais e bastante interativos, atraem a atenção dos pequenos. "O brincar é muito rico e ajuda na assimilação do conceito", comenta Rosana.
De olho no tempo
O uso do computador, em especial na idade infantil, deve ser dosado. O excesso pode trazer danos à visão e à postura e causar até mesmo lesões por esforço repetitivo. "A informática é um veículo de ajuda; não acreditamos que a criança deva usar por muito tempo. Como não podemos tirar a tecnologia da frente, é importante saber dosar para que possa contribuir com o processo de aprendizado", reforça Rosana. O tempo que as escolas disponibilizam para o contato com o mundo digital varia de 20 a 30 minutos por dia. "Além disso, essa faixa etária não têm muito poder de concentração", comenta. Mesmo que a turma esteja com alguma atividade encaminhada, pode-se parar e continuar do mesmo ponto no dia seguinte. Como muitos alunos têm acesso ao computador em casa, vale orientar os pais para que limitem o uso, como acontece em sala de aula.
Navegação limitada
Em algumas escolas, acessar a internet faz parte do trabalho com informática. No entanto, é preciso orientar as crianças desde o começo. "É função do professor mostrar a utilização adequada do computador. Então, se durante uma aula o aluno cai em algum site indevido, paramos a atividade e conversamos. Lembramos que na internet tem coisas boas e ruins e mostramos que uma foto ou texto daquele tipo não entra na escola. Depois disso, recomeçamos a atividade", elucida Maria Cristina.
Para navegar com as crianças
Veja alguns sites que rendem jogos e atividades educativas. Dica: visite-os antes, professor, para entender os caminhos e apresentá-los aos alunos com segurança.
 Brinque-Book www.brinquebook.com.br
 Cocoricó www.tvcultura.com.br/cocorico/ 
 Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônicahttp://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx
Para usar nas aulas
Conheça alguns programas recomendados e utilizados na Educação Infantil:
 Kid Pix Studio Deluxe: editor gráfico com recursos multimídia, que permite aos alunos construírem desde simples desenhos até pequenos projetos de autoria, envolvendo apresentações e animações.
 2 Simple: oferece uma coleção de atividades. 2animate: serve para desenhar, capturar ou digitalizar imagens; depois, a criança tem a oportunidade de assistir à sua própria animação. 2Create a Story: faz histórias animadas, insere imagens e sons. 2Paint: um programa muito simples de desenho e pintura. 2Go: ensina e explora direções. 2Graph: cria gráficos (em forma de barra e em pizza). 2Question: cria bases de dados de ramificação com as palavras e fotos.
 Alfacel: projeto de alfabetização acelerada apoiado em informática e multimídia. Tem por objetivo alfabetizar utilizando os recursos de multimídia de um microcomputador.
 A Casa do Franklin: com este programa, procura-se estimular o aprendizado de cores, formas, números, letras, teclas de direção (esquerda/direita/para baixo/ para cima) e, ao mesmo tempo, a concentração.
 Aurelinho: as crianças consultam os significados das palavras, verificam sua ortografia e aprendem brincando (literalmente) várias regras da língua portuguesa.

 Descobrindo Matemática (1/2/3/4/5): Na primeira parte são abordadas as Cores e Formas, interagindo com os diversos tipos de figuras geométricas. Na segunda parte, é a vez das Direções e Grandezas. No volume 3, a criança já é apresentada aos Números e Jogos Lógicos, estimulando ainda mais a memória e o raciocínio. O penúltimo volume apresenta Jogos de Raciocínio e o último, as operações de Soma e Subtração.

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